Torre dos Clérigos, o mais conhecido monumento do Porto

O eléctrico passa em frente da Torre dos Clérigos
O eléctrico passa em frente da Torre dos Clérigos

Se pedirmos a um português qual é o ex-libris da cidade do Norte de Portugal, o Porto, ele vai responder sem hesitar: a Torre dos Clérigos. Com 76 metros de altura, é o mais alto edifício da cidade património mundial da UNESCO: quando ela tinha sido construída no século 18, também era o mais alto edifício do país, guardando ainda nos nossos dias o titulo de torre sineira mais alta de Portugal. Lá de cima, podemos observar a mais bela vista do Porto, ao que parece…

Foi pena, não tive a oportunidade de entrar lá dentro para subir os 225 degraus e fazer fotos, será sem duvida para uma próxima vez.

A torre é a obra prima de arquitectura do italiano Nicolau Nasoni, que devia ter ficado muito triste quando percebeu que a segunda torre gémea da actual torre que ele tinha no seu projecto não seria finalmente nunca construída. A origem italiana de Nasoni explica o estilo barroco rococó italiano do prédio e de muitos outros edifícios da cidade, onde Nasoni colaborou de maneira notável.

Igreja e Torre dos Clérigos, no fim da rua

Igreja e Torre dos Clérigos, no fim da rua

Esta torre de mármore e granito é de facto o campanário da Igreja dos Clérigos, que possui uma fachada de estilo barroco fenomenal e característica do que se fazia de melhor na altura. A primeira pedra da igreja foi pousada a 23 de junho de 1732, encomendada pela confraria religiosa dos Clérigos Pobres. A igreja será aberta ao culto a 28 de julho de 1748, ou seja 16 anos mais tarde, sem porém estar acabada. Será preciso esperar até ao ano de 1779 par que a igreja fica totalmente acabada! Quanto à Torre, a sua construção teve inicio em 1754, para se terminar em 1763. O arquitecto Nasoni foi enterrado na igreja aquando da sua morte, em 1773.

A torre, com a sua situação dominante sobre a cidade, que, não esquecemos, é um importante porto marítimo e fluvial, serviu durante muito tempo de farol aos marinheiros. Foi classificada como monumento nacional em 1910. Por todas essas razões, é impossível ir ao Porto sem visitar este monumento de todos nós 🙂

é fantástico ver esta igreja  em cima do seu alto
é fantástico ver esta igreja em cima do seu alto
Os lados da igreja parecem-se com fachadas de prédios portuenses comuns
Os lados da igreja parecem-se com fachadas de prédios portuenses comuns
A rua ao lado da igreja
A rua ao lado da igreja
Mesmo ao lado da Torre, podemos encontrar esta loja de vinho, Cleriporto, típica das lojas para turistas : basta olhar para os letreiros ;)
Mesmo ao lado da Torre, podemos encontrar esta loja de vinho, Cleriporto, típica das lojas para turistas : basta olhar para os letreiros 😉
A Torre dos Clérigos é majestosa, não acha?
A Torre dos Clérigos é majestosa, não acha?
A Torre de 76 metros
A Torre de 76 metros
O Porto é uma cidade linda
O Porto é uma cidade linda

Tags: ,

Um comentário para “Torre dos Clérigos, o mais conhecido monumento do Porto”

  1. kauani dit :

    bom eu adorei essas fotas me ajudou muito como meu trabalho de historia.

Deixar um comentário