Arte da olaria em Portugal: olaria da Bajouca

A Bajouca, uma aldeia do concelho de Leiria, é muita reputada no país todo pela sua argila. A argila da Bajouca é muito fina, muito clara. Esta característica fez nascer na aldeia numerosas oficinas de olaria. Fui este verão visitar uma oficina, a olaria do senhor Manuel Pedrosa da Silva, um fabricante de louças de barro.

Olaria nos Andrezes, na Bajouca

Olaria nos Andrezes, na Bajouca

A olaria da Bajouca

A olaria da Bajouca

Exposição de objectos de barro

Exposição de objectos de barro

A oficina encontra-se directamente num veio de argila branca, esta terra tão procurada pelos oleiros. Podemos ver do exterior uma pequena sala, ou melhor, uma garagem aberta para a rua, onde estão expostas algumas peças da olaria, postas à venda. Para que venham nos responder, é preciso tocar à campainha, os oleiros estando ocupados a trabalhar: são artesãos, fazendo tudo por eles próprios.

O sol de Portugal permite secar os objectos de argila

O sol de Portugal permite secar os objectos de argila

Os artesãos são um casal de cinquentões, muito simpáticos, que não hesitam em explicar o que fazem, desde que lhes façamos a pergunta 😀 . Estávamos à vontade para explorar a oficina, que é sem duvida uma autentica caverna de Ali Bábá! A oficina está cheia de tesouros de argila, fabricados de uma ponta à outra pelos nossos oleiros.

Dentro da olaria

Dentro da olaria

A olaria está cheia de objectos de todas as qualidades, para todos os usos. Pode parecer que a oficina está desarrumada e desorganizada, mas é só uma impressão 🙂

Diferentes tipos de louça utilitária em argila. Nota-se a grande clareza dos objectos em primeiro plano.

Diferentes tipos de louça utilitária em argila. Nota-se a grande clareza dos objectos em primeiro plano.

Bonita louça de barro!

Bonita louça de barro!

O pequeno banco à frente, com o buraco no meio para que se possa transportar com um dedo, igual a tantos outros nas aldeias de Portugal :)

O pequeno banco à frente, com o buraco no meio para que se possa transportar com um dedo, igual a tantos outros nas aldeias de Portugal 🙂

O que faz viver os nossos artesãos em primeiro lugar, ainda é o utilitário. Acho que é obra, conseguir ainda fazer objectos utilizados no dia à dia, à hora da industrialização, da corrida aos preços mais baratos, em detrimento da qualidade. Também é obra de ainda conseguir fazer tudo em barro, quando as novas matérias como o plástico ou as fibras de carbono estão por toda à parte. Mas também é verdade que os objectos feitos pelo artesanato são tão mais bonitos!

Viu a espessura da porta do forno? São preciso de carris para que os carros com os objectos entrem no forno.

Viu a espessura da porta do forno? São preciso de carris para que os carros com os objectos entrem no forno.

O forno é de grande capacidade, várias dezenas de objectos podem ser cozidas de uma vez.

O forno é de grande capacidade, várias dezenas de objectos podem ser cozidas de uma vez.

Podemos ver nestas fotos os fornos do oleiro. Podemos ver o carro no primeiro plano, que serve à tirar de uma só vez as louças do forno. Olhando à esquerda do forno, vemos a louça à espera de ser cozida, no seu suporte que também irá ao forno. São fornos eléctricos, o que deve mudar bastante dos antigos fornos de carvão ou madeira que os oleiros tinham que utilizar quando eram mais novos…

Alguidares típicos da Bajouca

Alguidares típicos da Bajouca

Nesta foto, podemos ver louça tradicional da Bajouca, com o desenho típico hexagonal. Estes alguidares são ainda hoje utilizados para qualquer uso, desde que se precisa de um recipiente.

Pequenos potes, secando ao ar livre

Pequenos potes, secando ao ar livre

Gosto muito dos potes que estão a secar à direita :)

Gosto muito dos potes que estão a secar à direita 🙂

Repare no mealheiro. Esta louça ainda não foi cozida.

Repare no mealheiro. Esta louça ainda não foi cozida.

No exterior da oficina, podemos ver louças à espera de serem cozidas. Na foto, dá para ver no primeiro plano, em baixo, um mealheiro. Dá para reconhecer, com a fenda em cima do objecto de barro.

Futuros vasos de flores...

Futuros vasos de flores…

Muitos vasos para plantas, de muitas formas: os portugueses gostam bastante de flores e plantas, cada casa das aldeias (e não só) está cheia de plantas. Mas os nossos oleiros não fazem só louça utilitária…

Objectos decorativos

Objectos decorativos

Vários objectos “design” também estão aqui expostos, mudando das habituais formas redondas, características da roda do oleiro. Para estes objectos, o oleiro utiliza moldes especiais.

Moldes para os objectos

Moldes para os objectos

Objectos decorativos de exterior

Objectos decorativos de exterior

Muitos destes objectos vão servir para decorar os jardins das casas dos particulares. Não é preciso ser rico para ter uma bonita casa decorada. Os portugueses dão muita importância ao aspecto exterior das suas residências.

Prensa para olaria

Prensa para olaria

Este canto da oficina é reservado aos objectos decorativos. Podemos observar aqui a prensa… foi pena que não tive a oportunidade de a ver a funcionar. A oficina é um sitio puramente funcional, reduzida à sua mais simples expressão utilitária: blocos de cimento e chapas de zinco, nada mais.

Roda de oleiro

Roda de oleiro

A roda de oleiro é sem duvida, para o turista comum, o ponto alto do espectáculo. No dia em que viemos, o oleiro não estava na roda, acho que vamos ter que lá voltar 🙂 Podemos ver em baixo um moto electrico, que faz girar a roda que se encontra no meio da mesa de trabalho. Ainda me lembro do oleiro da aldeia da minha mãe, que, há até pouco tempo, fazia girar a roda com os pés!
Convido-vos a cliquar nas fotos do artigo, para ver os pormenores.

Oficina do oleiro

Oficina do oleiro

Esta máquina serve para prensar o barro, permitindo purifica-la

Esta máquina serve para prensar o barro, permitindo purifica-la

Os nossos amigos oleiros estavam no exterior, a fazer uma das tarefas mais importantes para um bom oleiro: a preparação da matéria prima, o barro. Todas as impurezas têm de ser removidas, todos pedregulhos que poderiam provocar uma catástrofe durante a cozedura do objecto. Este processo também permite obter objectos de uma rara fineza.

O oleiro ao trabalho, com os pés no barro.

O oleiro ao trabalho, com os pés no barro.

Os oleiros utilizam para purificar o barro esta prensa gigante, e muita agua. A argila assim compressa expulsa as impurezas. O trabalho é essencialmente manual, o oleiro devendo estar sempre a molhar a argila conforme seja preciso.

Plásticos que protegem o barro

Plásticos que protegem o barro

Depois de tratado, o barro é guardado no exterior, protegido das intempéries por plásticos. O bem é precioso, como vos disse no inicio de este artigo, é uma argila reputada em todo o país, de pela sua alta qualidade.

As tábuas de madeira estão a pedir que as salvem...

As tábuas de madeira estão a pedir que as salvem…

O feitio das tábuas testemunham da sua antiguidade e do peso que tiveram que suportar. Pergunta-se quando é que vão romper…

Oficina para por verniz e pintar

Oficina para por verniz e pintar

A ultima etapa do trabalho do oleiro é a pintura e o verniz. Aqui, podemos ver os postos de trabalho, que serviram visivelmente inúmeras vezes. Podemos ver no fundo várias pistolas de pintura.

Vendo estas imagens, a olaria da Bajouca têm belos dias pela frente, conseguindo vender sempre a sua produção nas feiras. O problema, é que já não há muitos jovens que queiram continuar o negócio…

Tags:

24 comentários para “Arte da olaria em Portugal: olaria da Bajouca”

  1. de sousa alberto dit :

    Bom dia Gustaria que me mandase o seu catologo e os preços do que voçes fabricao eu tenho uma casa em franca de todo que e decoracao se voces estao emtresados a trabalhar com nosco mandeme os catologos e os preços a minha direçao e De Sousa Alberto 4 rue de la chenaie 38550 St maurice L exil France meu telefone 00351760454985 espero uma resposta comprimentos

  2. rONALDO dit :

    BOM DIA, ESCREVO DO bRASIL. TENHO LOJA DE VASOS E ARTESANATOS AQUI, E GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO CATALOGO BEM COMO PREÇOS E SE HA CONDIÇÕES DE VCS EXPORTAREM AS PEÇAS PRA CÁ DESDE JA FICONO AGUARDO OBRIGADO

  3. olaria Silva dit :

    Boa tarde
    Começo por dar os parabens ao mentor deste site, pois creio que foi um trabalho exaustivo para conseguir este excelente trabalho.
    Devo informar que relativamente á informação escrita constante nesta pagina está correta, apenas o nome da olaria em causa ter alterado o nome para Olaria Silva.
    Qualquer informação ou esclarecimento, entre em contacto com o numero de telefone: 00351244684457 de Portugal ou através do mail: [email protected]
    Cumprimentos
    Rui Silva

  4. Luis Alves dit :

    Bom dia o meu nome e Luis Alves sou a gerente de uma empresa importadora de productos Portugueses
    Gostaria de saber se me podium enviar um catalogo de precos para loicas se servir a Mesa e para cozinhar e tb loica drcorativa
    Podem enviar para. [email protected]
    Poi Gostaria de fazer uma encomenda o Mai’s rapid agente possivel

    Cps

    Luis Alves

  5. Maria José dit :

    Bom dia
    Gostaria de receber um catálogo de produtos e preços para revenda.
    Obrigado.
    Cumprimentos,
    Maria José

  6. andre dit :

    bom dia
    poderiam me dar o contacta email para fazer umas questões para uma encomenda?
    era mesmo urgente
    cumprimentos André Antunes

  7. olaria silva dit :

    PARA OS INTERESSADOS EM CONTACTAR A OLARIA EM QUESTÃO NESTA PAGINA:

    TELEF: 00351 244 684 457 – PORTUGAL

    TELEM: 912321277

    email: [email protected]

  8. Armando Henriques SIMOES dit :

    Bondia agradecia que me mandasse se possivel for as cores de esmalte que podem ser aplicadas nos seus artigos se possivel fazer decoracao perssonalisada .
    O meu obejetivo e mandar fazer duas basias ou seija dois alguidares iguais con un diametro en parte superior de 38cm,inferior 19cm e altura 17cm e a sguir a decoracao segundo as posibilidaes obrigado ate a resposta.

  9. Fatima Santos dit :

    Bom dia.
    Vou abrir uma loja de loiças e decorações de barro na Suiça.
    Por esse motivo lhe envio este email com o objectivo que me envie os seus catálogos de produtos com os respectivos preços dos mesmos e o seu endereço email para discutirmos pormenores acerca da comercialização dos referidos artigos no estrangeiro.
    Agradecia que me respondesse com urgência.

  10. olaria silva dit :

    Sra Fatima Santos

    Envie a sua questão para o mail: [email protected]

  11. Encanto dos Barros dit :

    Muito boa tarde,nós somos uma empresa na comercialização de todo tipo de vasos em barro e não só,por este motivo venho por este meio pedir que me enviem o vosso catalogo e respectiva tabela de preços.
    obrigado

  12. Encanto dos Barros dit :

    desculpem a nossa empresa está localizada na Madeira

  13. Encanto dos Barros dit :

    Boa tarde venho por este meio pedir que me enviem o vosso catalogo e respectivo precário
    obrigado

  14. Nelson dit :

    Boa tarde gostaria de saber se tem telhas de 1 canudo 20cm de altura por 10cm e ja agora gostaria de saber o seu preço.

  15. Da costa dit :

    Boa noite gostava de vender o vosso produto no Lexambourg. Obrigado

  16. Eduardo Silva dit :

    Exmos Senhores,
    Solicito que me enviem o Vosso catálogo com os respectivos preços de revenda e condições de pagamento para:
    Eduardo Silva
    Rua Abade Baçal 30 A
    5210-201 Miranda do Douro

    Obrigado,
    Eduardo Silva

  17. valentim silva dit :

    bom dia a todo
    queria saber se e possivel de receber o catalogo e tarifas dos vossos
    produtos e se e possivel de livre em frança eu estou intereçado em loiças de decore para muros e tanbem para mesas de refeiçao muito obrigado

  18. Rodrigues dit :

    Gosteria de ter um catalogue com os precos faz favor.e saber se os alguidares podes se ter em outras cores..muito obrigada Nathalie rosrigues

  19. Carla Della Valle dit :

    Bom dia
    Gostaria de receber um catálogo de produtos e preços para revenda.
    Obrigado.
    Cumprimentos
    Carla Della Valle

  20. Inês dit :

    Bom dia, gostei muito deste artigo, vivo em França e tenho muitas dificuldades em encontrar peças barro lindas como as suas,na zona onde resido há muitos portugueses, as casas, grande parte são vivendas, com jardins e quintas, vou agora iniciar a minha actividade com vendas de artigos para decoração do lar,por favor mande me o catalogo e os preços, as condições de venda e se fazem exportações para a França, obrigado.

  21. monica gomes dit :

    Exmos. Srs.
    Somos alunos de uma escola do 1.º ciclo de Pinheiro da Bemposta, OLiveira de Azeméis e este ano vamos participar no Mercado à moda Antiga que se realiza em Oliveira de Azeméis e pretende recriar as práticas, usos e costumes dos finais do século XIX e inicio do séc XX. Infelizmente não temos louça adequada À época pois temos que usar o barro ou o vidro liso.

    Não terão, V. Exas, louça de refugo ou com defeito que nos doassem?

    Muito Obrigada
    Melhores Cumprimentos,
    Alunos e Professores da EB1 de Areosa

  22. Inês Bari dit :

    Olá,meu nome é Inês, sou brasileira e se tiverem curiosidade sobre os oleiros do Espírito Santo,no Brasil acessem inesplicando.blogspot.com e terá um pouquinho da maravilhosa arte, tão bem retratada por vocês neste artigo. Grata. E parabéns pelos trabalhos apresentados.

  23. Baldvin Bjørnsson dit :

    I have been looking for a manufacturer to produce for me statues related to the Viking period. They are clay statues (11.5 cm high) burn clay and have to look a little old and rough.
    The Embassy of Portugal in Denmark gave me your name, and home and thanks for that.
    Now the question is, if this project is something that you can make for me if the price and quality are acceptable.
    In the future there will be about 6 – 8 different gods, but I start with the god “Freyr”. Quantity from 500 – 6000 pcs.

    Thanks in advance
    Baldvin Bjørnsson

  24. luciana dit :

    bom dia!

    ganhei unas panelas e colhas de barra e estou abrir uma lanchonete de gostaria de esta utilizando-as…mas antes gostaria de esta pontando e não sei o tipo de tinta e verniz que posso usar externo e interno.
    por gentileza poderia me informar.

    obrigada!!

Deixar um comentário