Estação de Santa Apolónia, comboios em Lisboa

Entrada da estação

Entrada da estação

Quando chega-se a Lisboa de comboio, podemos chegar à estação de Santa Apolónia. É uma das três grandes estações de Liboa, com a estação do Oriente e Entrecampos. Santa Apolónia esta interligada com o metro, o suburbano, o InterCidades, os táxis, e os barcos para ir do outro lado do Tejo, um rio que é muito largo em Lisboa.

Pavimento da estação

Pavimento da estação

A estação foi pavimentada como uma rua portuguesa comum, com esse pormenor que as pedras foram alisadas, e depois riscadas para que as pessoas não escorregassem demasiado. Este tipo de pavimento, por mais bonito que seja, é muito perigoso se não for convenientemente tratado.

Numerosas portas, numeradas

Numerosas portas, numeradas

Sinalética de Santa Apolónia

Sinalética de Santa Apolónia

Santa Apolónia é a estação de comboios mais antiga da cidade. Fica no lugar do antigo convento de Santa Apolónia (Santa Apolónia de Alexandria, padroeira dos dentistas…). Inaugurada em 1865, situa-se a dois passos do famoso bairro popular de Alfama. É desta estação de onde partem os comboios que vão para Madrid, mas também um comboio que diz muito aos emigrantes, o Sud Expresso Lisboa-Paris.

Interior da estação

Interior da estação

Comboios parados

Comboios parados

Comboios à chegada

Comboios à chegada

Esta estação era pouco utilizada pelos lisboetas, mas com a chegada do metro em Dezembro de 2007, tudo mudou: voltou a ser uma estação de primeiro plano, transformando-se na mais prática das estações para quem quiser ir para o centro da cidade, como por exemplo a Praça Marquês de Pombal.

Terminus da estação

Terminus da estação

Gosto muito deste ambiente de rua lisboeta “coberta”, mas com luz natural. A estação é muito agradável e luminosa, com um encanto tipicamente português.

Estação de Santa Apolónia de noite

Estação de Santa Apolónia de noite

O comboio que vai para Madrid

O comboio que vai para Madrid

O chão contribui em muito para a luminosidade tão especial da estação, mesmo de noite. Podemos ver na foto o comboio que vai para Madrid, deveras bastante confortável, com uma carruagem restaurante: tinha que ser para uma longa viagem até a capital espanhola.

Quadro das chegadas e das partidas

Quadro das chegadas e das partidas

Santa Apolónia é mesmo uma grande estação, com os seus destinos aos quatro cantos do país. A estação tem uma boa sinalética, encontramos facilmente o metro, os táxis… os portugueses dão muita importância ao design gráfico e a à sinalização dos espaços públicos, pelo menos recentes (tenho que dizer que os meus camaradas de estudos não são estranhos a esse facto, já que estudei Design Gráfico 😀 …).

Actividade na estação

Actividade na estação

Candeeiro da estação

Candeeiro da estação

Para impedir os pombos de irem fazer os seus ninhos debaixo do telhado, podemos ver grandes agulhas um pouco por toda à parte. Basta olhar os cabos por cima do candeeiro da foto… Não é preciso de muita coisa por vezes para preservar da poluição animal a estação, bonita obra de arquitectura, mas porém simples na sua decoração… 🙂

Tags: ,

Deixar um comentário