Figueira da Foz : cidade de praia e mar

Mapa da região Centro de Portugal

Mapa da região Centro de Portugal

A Figueira da Foz é o principal destino balnear do centro do país, e uma das cidades mais importantes. Situada perto das cidades de Coimbra, Leiria e Aveiro, a Figueira tem uma situação privilegiada para chamar a si os veraneantes à procura de areia e mar.

A Figueira da Foz, é sobretudo praias imensas, areia sem fim e aguas relativamente calmas para o Oceano Atlântico nesta zona do planeta: tudo isto explica, para além da situação geográfica, porque há tanta gente que vêm à Figueira. Para captivar uma clientela mais “VIP”, a Figueira também investiu em infraestruturas com um Casino, supermercados, e relvados impecáveis um pouco por toda à parte. A praia de Buarcos é famosa por todo o país.

Passeio de madeira

Passeio de madeira

Areia sem fim… tanta que foi preciso iluminar o passeio. Repara que vê-se o mar lá ao longe na foto.

Você está aqui

Você está aqui

Uma praia tão grande… que foi preciso por placas para que as pessoas possam orientarem-se. Repare no caixote de lixo. Existe caixotes de lixo em todas as praias de Portugal, os portugueses fazem muita atenção à limpeza da areia, o que não é o caso de todos os turistas…

Guarda sol, guarda vento... e raparigas giras.

Guarda sol, guarda vento… e raparigas giras.

O problema com uma praia assim tão grande, é que o vento faz-se sentir quando ele sopra : isto explica porque é que os guarda-sois também vêm muitas vezes acompanhados de corta-ventos à condizer. Todos os que podem ver na foto pertencem à câmara municipal.

Cidade na praia, ou praia na cidade?

Cidade na praia, ou praia na cidade?

O reverso da medalha de um tal sucesso turístico, são as construções novas que podemos ver, prédios sem personalidade, que contrastam com os antigos. Acho pena, mas era necessário para poder alojar todos aqueles que querem morar na cidade, que é, para além de turística, industrial. Muitas fábricas estão perto da foz do Mondego, o único grande rio inteiramente português (os outros começando todos em Espanha).

Praia com vista sobre fábricas

Praia com vista sobre fábricas

Pode-se ver na foto, ao longe no horizonte, as chaminés das fabricas de papel. Nada mais natural do que encontrar fabricas de papel na região do Pinhal de Leiria, uma imensa floresta de pinheiros e eucaliptos, madeira ideal para a produção de papel…

Pesca na praia

Pesca na praia

Alguns vêm para a praia pescar, mesmo se o anzol corre o risco de prender-se nas pedras. As ondas trazem o peixe, e imagino facilmente que seja mais interessante pescar aqui, do que em aguas calmas e límpidas.

Então, morde?

Então, morde?

E depois, alguns têm estilo…

Escadas para as ondas...

Escadas para as ondas…

...ondas nas escadas

…ondas nas escadas

Estranha escada que vai directamente para o mar: um dos efeitos da maré alta.

Farol do Cabo Mondego

Farol do Cabo Mondego

Perto da cidade, fica o Cabo Mondego, com o seu farol, de onde se pode ter uma das mais belas vistas da cidade.

Vista da Figueira da Foz

Vista da Figueira da Foz

Pode ver-se ao fundo a ponte que atravessa o Mondego, e toda a zona moderna. As pessoas idosas devem ter dificuldades em reconhecer a sua antiga Figueira… sim, repare, existe uma igreja na foto, será que a consegue encontrar? 😀

Um pequeno passeio ao longo da praia?

Um pequeno passeio ao longo da praia?

Tags: ,

Um comentário para “Figueira da Foz : cidade de praia e mar”

  1. Ana Patrícia de Almeida Cunha dit :

    Gostei imenso de ver a Cidade da Figueira da Foz fiquei maravilhada, é lindíssima.Foi um grande privilégio, não tenho palavras para expressar tamanha beleza.Despeço-me do fundo do coração felicitando vocês, esta extremamente preservada.

Deixar um comentário