Praia do Pedrogão, concelho de Leiria

O mar está sempre agitado

O mar está sempre agitado

Portugal é um país à beira mar – desculpe – à beira do Oceano Atlântico, e, nessa qualidade, têm numerosas praias. Praias de areia fina, praias com ondas, enfim… praias oceânicas. Em Descobrir-Portugal.com, vamos dar a conhecer as praias lusitanas, e os seus imensos areais.

Rocas e agua do mar

Rocas e agua do mar

Para a nossa primeira praia, apresento-vos a “Praia do Pedrogão”. Uma praia do centro do país, a meio caminho do Porto e de Lisboa. Ela têm a particularidade de na realidade ser constituída de duas praias diferentes : a Praia do Pedrogão, e, após termos atravessado um pequeno caminho cheio de areia, perto de alguns rochedos de tamanho reduzido, a “Praia Nova”. Esta praia é menos invadida pelos veraneantes, porque não está logo em frente da aldeia do Pedrogão, e o seu areal é menos largo.

A praia do Pedrogão

A praia do Pedrogão

Praia Nova do Pedrogão

Praia Nova do Pedrogão

Os que conhecem as praias oceânicas sabem porquê que a largura da areia é tão grande : as marés. Quanto maior for o areal, quanto mais tempo demorará a maré a chegar até nós, ou, como se pode ver na foto, até ao caixote do lixo =D !

Caixote do lixo, no meio da agua

Caixote do lixo, no meio da agua

Esta praia é reconhecida como sendo acessível às pessoas com deficiência. Assim, existe painéis informativos em braille, que podem ver na foto seguinte, algures entre o chuveiro e o painel de analise da qualidade da agua (que é muito boa, a agua é regularmente controlada durante o Verão).

Chuveiros na praia

Chuveiros na praia

A região de Leiria na qual nos encontramos é ocupada por boa parte pelo Pinhal de Leiria : a floresta está por toda a parte na região, e também é o caso das suas praias. Podemos ver nas fotos a floresta, muito próxima, que foi alias preciso atravessar para vir à praia.

Praia e pinhal

Praia e pinhal

Como em todo o país, a calçada é à portuguesa : autênticas obras de Arte, por vezes.

Calçada portuguesa e praia

Calçada portuguesa e praia

Existem vários equipamentos para praticar o seu desporto de praia favorito, que seja futebol de praia, voleibol ou qualquer outro desporto onde um pouco de areia chega 🙂 Se tivermos vento, vamos ter ondas bonitas para fazer surf ou bodyboard (cuidado ainda assim com a bandeira vermelha…).

Vento fraco, pequenas ondas

Vento fraco, pequenas ondas

Natureza, areia e oceano

Natureza, areia e oceano

Sózinha, frente ao mar

Sózinha, frente ao mar

Tags: ,

Um comentário para “Praia do Pedrogão, concelho de Leiria”

  1. Vanessa dit :

    Olá, só queria corrigir um pequeno promenor… é que a praia que fica na “aldeia é a nova”, e a que você diz ser a praia nova é sim a praia velha, a chamada praia dos campistas, que em tempos já teve um farto areal.

Deixar um comentário