Igreja dos Portugueses em Paris, França: Nossa Senhora de Fátima

Os portugueses têm uma igreja que lhes é consagrada em Paris, como tinha evocado no artigo da nova igreja de Fátima. Esta igreja por terras de França é o Santuário de Fátima Maria Medianeira. Esta igreja foi construída depois da libertação de Paris em 1944, segundo o desejo do Cardeal Suhard. Acabada em 1954, é a obra do arquitecto Henri Vidal.

Nossa Senhora de Fátima Maria Medianeira

Nossa Senhora de Fátima Maria Medianeira

Fachada da igreja

Fachada da igreja

Belo dia de sol em Paris, no boulevard Serrurier

Belo dia de sol em Paris, no boulevard Serrurier

Construída em cima das antigas fortificações de Paris, este espaço abandonado era um bairro industrial e popular de Paris que se construía. Como se pode ver na foto de 1955, a igreja estava isolada, construída em terrenos vazios. Tinha sido previsto que a igreja seria utilizada os futuros bairros residenciais que aqui deviam ser feitos para a população operária, mas aconteceu algo de inesperado para esta igreja feita com a generosidade dos católicos parisienses : a construção do “Boulevard Périphérique”, uma auto-estrada que cerca a cidade. A igreja ficou assim ainda mais isolada, vazia, sem fiéis, que preferiam ir nas igrejas mais próximas das suas casas. Por falta de fiéis, ela foi fechada, e, como qualquer sitio abandonado, foi invadida por garotos e ratos. O seu estado era catastrófico, foi preciso fechar tudo com blocos de cimento, ninguém sabendo o que fazer com uma obra apesar de tudo muito bela.

Basílica no meio dos terrenos vazios, 1955
Basílica no meio dos terrenos vazios, 1955

O projecto para um novo hospital pediátrico no bairro (que se pode ver nas fotos por detrás da igreja), o Hospital Robert Debré, nasceu em 1981, o que deu de volta a esperança ao Cardeal de Paris, Lustiger, para que a igreja voltasse à nascer. Mas não chegava. Durante uma viagem a Fátima em Portugal, o cardeal francês, vendo o espaço reservado aos emigrantes, percebeu logo que a igreja portuguesa da cidade universitária parisiense era demasiado pequena para tantos fiéis.

Detrás da igreja

Detrás da igreja

Vitrais, vistos por fora

Vitrais, vistos por fora

Muitas crianças vêm brincar em frente à igreja

Muitas crianças vêm brincar em frente à igreja

Bonita decoração da igreja

Bonita decoração da igreja

Foi assim decidido que a igreja abandonada de Maria Medianeira iria encontrar uma nova vida, ao ser consagrada aos portugueses de Paris. Em 1988, a igreja abriu as suas portas de novo, a 13 de Maio, o dia de Maria e de Nossa Senhora de Fátima. Já lá vão muitos anos, e ainda me lembro de lá ter ido com os meus pais. Hoje em dia, a igreja está mais viva do que nunca, com muitas crianças a irem lá para a catequese, com muitas missas, é um formidável ponto de encontro da comunidade portuguesa de Paris e de França, alguns vindos de muito longe para assistirem à missa em língua portuguesa.

Placa inaugural da igreja
Placa inaugural da igreja
Capela no subsolo

Capela no subsolo

A catequese é dada no subsolo, na capela da igreja. A catequese é leccionada em português. Podemos ver uma turma à esquerda, na foto. Muitas aulas de catequese são dadas ao mesmo temo, o que explica a presença de muitos pais na igreja, quando não há missa. Os padres aproveitam e estão disponíveis para aqueles que quiserem confessar-se enquanto esperam pelos filhos.

Catequese portuguesa
Catequese portuguesa
A espera de confissão

A espera de confissão

Podemos ver um padre que fala com um fiel, no fundo à direita, nesta fotografia.

Estátua de Santo António

Estátua de Santo António

Santa Casa da Misericórdia de Paris

Santa Casa da Misericórdia de Paris

A decoração interior desta igreja é, acho eu, mais bonita do que aquela da enorme nova igreja de Fátima, apesar da arquitetura típica dos anos 1950. Talvez devido à vida que os párocos souberam dar a este lugar, com flores, com estátuas (aqui a de Santo António) e numerosos pormenores. Podemos ver na estátua um emblema bem conhecido dos portugueses: o da Santa Casa da Misericórdia. A Santa Casa é uma instituição católica de caridade várias vezes centenária. Podemos ver no emblema as quinas, tal como as encontramos na bandeira de Portugal. Eu não sabia que a Santa Casa tinha uma secção em Paris, sendo a sede a igreja. A instituição é rica, por geriram os jogos de sorte em Portugal, como o totoloto ou o euromilhões, por exemplo. Ainda bem que este dinheiro serve para fazer o bem e a paz, paz que podemos ler no tecto da igreja, com a palavra latina “PAX”. A igreja possui bonitos volumes, acho que a comunidade portuguesa de França têm aqu uma igreja digna da sua importância.

Tecto com a inscrição PAX

Tecto com a inscrição PAX

Vitrais da igreja

Vitrais da igreja

Porta principal da igreja

Porta principal da igreja

Podia-mos ter evitado as luzes em forma de bolas...

Podia-mos ter evitado as luzes em forma de bolas…

Imagem de Santa Maria

Imagem de Santa Maria

A fachada têm vários motivos. A espécie de bola de futebol é de facto um altifalante

A fachada têm vários motivos. A espécie de bola de futebol é de facto um altifalante

Imponente torre sineira, separada da igreja

Imponente torre sineira, separada da igreja

Degraus frente à igreja

Degraus frente à igreja

A igreja é bilingue, e propõe numerosas missas nas duas línguas. Podemos ver os horários na foto.

Horários da igreja portuguesa de Paris
Horários da igreja portuguesa de Paris

Para acabar este artigo, duas pequenas fotos engraçadas, que mostram bem que os portugueses parisienses estão talvez longe de Portugal, mas que o país está sempre bem presente. Repare um pouco o que está no espelho dos carros estacionados em frente ao santuário, ou repare na almofada às cores do Benfica na ultima fotografia… 😀

Carros de portugueses
Carros de portugueses
Almofada de benfiquista
Almofada de benfiquista

Tags: , ,

24 comentários para “Igreja dos Portugueses em Paris, França: Nossa Senhora de Fátima”

  1. André Jales dit :

    Bom Dia ,

    Sr. Padre , responsável pela capela , gostaríamos de saber se em maio entre dia 13 ha 22 o senhor pode celebrar a nossa missa de casamento Religioso em Português na sua capela Sou Luso-brasileiro e casado no Civil a menos de um mês , atualmente estou no Brasil mas tenho residência no Porto , Portugal.
    Somos católicos e devotos de Fátima…
    Gostariamos de saber se há um dia nessa data para se fazer e quais os documentos necessários para se fazer esse casamento religioso, isso é realmente importante para nos , ter a benção do Senhor.
    O motivo de ser em Paris é que só assim podemos trer a minha família e a da minha esposa em um so lugar…. os meus irmão moram na Europa e os pais da minha esposa no Brasil mas vão passar um período na frança.

    Gostaríamos de saber qual a contribuição que temos que dar para reservar o dia da missa para o casamento religioso…
    e quais os docimentos que tenho que lhe enviar ..

    muito obrigado

    André & Mariana Jales

  2. LUCIENE MORAES dit :

    peço saude e proteção pra mim e minha filha drielle moraes,peço pela realização dos nossos sonhos e desejos peço em especial pelos meus pedidos esperados,peço remoção do medo e insegurança,amém,luciene moraes

  3. JULIANA dit :

    Somos brasileiros e no mes de setembro estaremos em Paris para realização de nosso casaemnto civil.
    Gostaria de saber se é possível, no dia 10 de setembro, recebermos uma benção, ao passo que somos devotos de Nossa Senhora;
    Aguardamos retorno ancisos.

  4. Alexanders Gonçalves da Silva dit :

    Boa tarde!
    Não encontrei o endereço da igreja nos sítios em que naveguei. Como estarei em Paris na passagem de ano (2011-2012) gostaria de homenagear a minha mulher assistindo a uma missa em vossa comunidade.

    Ficaria muito grato se responderem o meu pedido, informando-me a localização exata da igreja e os horários das missas em lingua portuguesa.

    Obrigado
    Alexanders Gonçalves
    Brasil (2011)

  5. wilke quaresma da rocha dit :

    e o melhor pois que ja conheci em toda minha vida::::::

  6. maria madalena dit :

    48,boulevard sérurier,75019 paris

  7. luis dit :

    ola bom dia atodo aqui vos deixo aminha radio tao bem faço paretida desa lindo santuario de paris

    http://www.radiobarreirinha.com/

    quem kizere travalhare com migo na minha radio vos agradeco porcuramos amigos para manter esta linda radio aberta 24h por dia e vos deixo o email da radio tao bem

    [email protected] obrg ate brebe

  8. Deise dit :

    Olá,
    Sou brasileira e estarei em Paris com o meu marido no final de janeiro e gostaria de aproveitar a oportunidade para me casar no religioso. E gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar o casamento nessa igreja e quais os procedimentos que devo fazer.
    Obrigada.

  9. Vanda dit :

    Bom dia,

    Pretendendo casar em Paris e pela igreja católica, gostaríamos de obter algumas informações sobre a possibilidade de celebrar a união na Igreja dos Portugueses e na presença da família mais próxima, pois somos portugueses e residentes em Portugal.
    Deste modo, agradeciamos uma resposta com as informações necessárias para a realização da cerimónia, tais como, documentos, datas disponíveis, etc…

    Obrigado,
    Vanda e Flávio

  10. maria monteiro dit :

    pois … boa sorte Vanda e Flávio

  11. jose lopes dit :

    Quero maifestar o meu apoio incondicional au Padre Nuno, desconhecendo o motivo da calunia no cm, sei que é um Padre com muita capacidade e trabalhador na Igreja, é muito querido de todos os cristaos que sao mais de mil a assistir todos os domingos em Fàtima Paris. Desejo-lhe muita coragem para enfrenter esta coroa de espinhos, obrigado por tudo o que tem feito para a igreja e joventude, a joventude da nossa igreja, nâo anda por maus caminhos nem em drogas nem em alcols, é uma juventude ativa e com mérito. Desejo que tudo isto seja apagado e limpo, porque sâo coisas que abalam com a dignidade de um pessoa,
    Bem haje pelo trabalho que faz.
    Obrigado Senhor Padre.

  12. Manuel Silveira dit :

    Cumprimentos!

    Anuncio a V. Exª a publicação do novo artigo “Os Dons e os Frutos do Espirito Santo” no meu blog.

    Por favor, clique na direção ao internauta.

    http://www.meditationsoncatholicism.wordpress.com

    Manuel Silveira
    Providence, RI, USA

    [email protected]

  13. Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho dit :

    Chers amis,
    je vous demande l`adresse de cette église à Paris.
    Merci de votre attention.
    Chanoine José Geraldo Vidigal de Carvalho

  14. Jori dit :

    A igreja fica situada aqui:

    48 Bis Boulevard Sérurier 75019 Paris

  15. Kleper Porto dit :

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo,

    Sou brasileiro e estarei em Paris com minha esposa no final de janeiro de 2014 e gostaria de aproveitar a oportunidade para me casar no religioso. Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar o casamento nessa igreja e quais os procedimentos que devo fazer.

    Atenciosamente,

    Kleper Porto

  16. Francisco de Miguel dit :

    Meus Caros amigos Emigrantes ,há quase vinte anos que a Igreja de Nossa Senhora de Fatima de Paris me viu nascer, eu fui morador da 75 rue des Pyrénées,e recordo me perfeitamente com 5 anos de idade de um especial acontecimento dentro da Igreja mais concretamente no Fundo da Igreja. Era dia de Ramos e eu recebi um chamamento de Deus, que me convidou a segui-lo no caminho sacerdotal e eu com 5 anos disse ao meu pai em Frances :Je veux être prêtre e dai ficou a sementinha hoje com quase vinte anos tive vontade de procurar a igreja onde me apresentou Deus atraves de Nossa Senhora me colocou esta vocação e hoje sou Seminrista e estou na Faculadade de Teologia em Lisboa mas sou do minho e encontrei de facto a imagem que me ficou na ideia foi a parte frontal do interior desta igreja.
    Provavelmente e com tempo me Possa deslocar desde Portugal ate a terra que me viu nascer e onde me enraizou a vocação ao Sacerdocio
    Gostaria de ter contacto com o Padre dessa Igreja dos Portugueses
    Aguardo uma Resposta

    Com votos de alegria eclesial

    Francisco Fernandes de Miguel

  17. Baptista Lucilia dit :

    Bom dia nao é a primeira vez que venho ao site para ver os horarios das missas nesta igreija e ver a direcaço nao consigo ver agradecia que tivesse mais visivel para irmos ao encontro …das nossas raizes que é a fé cristã…
    VOTOS DE BOA CONTINUACAO

  18. Zulmira VILAS-BOAS dit :

    Bom dia Portugueses em Paris e sobretudo paroquianos da Igreja Nossa Senhora de Fatima em Paris!
    Dirijo-me especialmente a voces,pois gostaria imenso de visitar a Igreja De Nossa Senhora de Fatima mas não conheço onde se encontra em Paris.
    Por favor podem ter a gentileza de me enviar a direcção por mail pois tambem gostava de assistir a homenagem a Graciano Saga.
    Desde ja o meu muito obrigada e bem hajam.
    Um grande beijo para todos os PORTUGUESES no muno inteiro

  19. Sao Jorge guerreiro dit :

    Gloria a nosso Sao Jorge guerreiro.

  20. Francisco Encarnação dit :

    Boa tarde, sou o Padre Francisco Encarnação responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese de Beja em Portugal.
    Estamos a preparar a nossa participação na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia. E na eventualidade de fazermos o percurso de autocarro, precisamos de pernoitar uma noite em Paris, por causa do descanso dos motoristas e do autocarro. Seria possível nas instalações da paróquia acolher por uma noite um grupo de 50 jovens. Precisamos apenas de duas salas uma para os rapazes e uma para as raparigas e ver da disponibilidade de alguns chuveiros. Seria para o dia 24 de julho de 2016.Aguardamos a vossa resposta para o mail indicado. Com os melhores cumprimentos.
    Pe. Francisco Encarnação

  21. Liliane Loureiro dit :

    Boa tarde! Gostaria de saber como entro em contato com a igreja para realizar minha cerimônia de casamento. Grata

  22. Joaquin Monteiro dit :

    Bom dia gustava de entrar em contacto com padres Portugueses para fazerem celebrações no sul da seine et Marne
    espero contactos
    obrigado

  23. Sónia Santos dit :

    Bom dia, sou portuguesa e queria saber como e quando posso inscrever, os meus filhos na catequese. Muito obrigado pela atenção.

  24. Paula dit :

    Boa tarde Sr. Padre,

    Gostaria de lhe enviar em privado uma informação acerca de um evento religioso que estou a organizar pois respeito esta página demais para o publicar aqui. Como tal gostaria de lho comunicar em privado, para, caso ache interessante, possa divulgar junto da sua comunidade. É possível enviar-me o seu endereço email?

    Obrigada

    Cumprimentos

    Paula Santos

Deixar um comentário