Cidade do Porto, um lugar ideal para uma estadia

A cidade do Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Bonita capital do norte do país, ela deu, com a sua vizinha Vila Nova de Gaia, o seu nome ao país: Portugal, de Porto-Gaia. Com dois milhões de habitantes se contarmos com a aglomeração, o seu dinamismo é o orgulho de toda a região : no Norte, trabalha-se, como é bem conhecido na cultura popular!

A cidade é conhecida pelo seu nome de Cidade Invicta, devido aos feitos heróicos dos portuenses, também conhecidos pela alcunha de “tripeiros”. Este facto deve-se à partida dos soldados portugueses para conquistar a cidade de Ceuta na Africa do Norte no ano de 1415, quando toda a cidade deu aos militares a integralidade da carne que havia no Porto, sobrando só as tripas. Não tendo mais nada para almoçar, os portuenses inventaram então numerosos pratos culinários com tripas, que ainda hoje se comem com prazer.

Vista geral da Cidade do Porto

Vista geral da Cidade do Porto

Casas do Porto

Casas do Porto

Casas à beira do Douro

Casas à beira do Douro

Muita boa gente fazem o erro sobre como chamar os moradores do Porto. O nome de um morador da Cidade Invicta não é “portista” nem mesmo “tripeiro”, que é uma alcunha que vêm doutros tempos 🙂 Um portista, é um adepto do Futebol Clube do Porto. Podemos ser portista sem morar no Porto. Um morador do Porto é um “portuense”. São aqueles que passeiam na rua com um cachecol azul e branco com um dragão por cima é que são os portistas 🙂

Beira mar no Porto

Beira mar no Porto

Quero mostrar aqui neste meu pequeno artigo sobre a Cidade do Porto algumas fotos da minha ultima viagem. Vou fazer uma série de artigos pormenorizados sobre esta cidade magnifica, há tanto para dizer e para ver! Recomendo aliás de cliquar nas fotos para as ver em grande tamanho no Flickr, acho que Portugal merece grandes imagens na Internet 🙂

Reparem na varanda...

Reparem na varanda…

Quando estava a organizar as minhas fotografias, fiquei boquiaberto frente a um pormenor que não tinha reparado quando estava à tirar a foto. Será que consegue encontrar a rapariga? Adoro a vista que ela pode ter do Douro, mesmo que seja um pouco perigoso para ela neste sitio, não acha? 😀

Passeio no cais do Douro

Passeio no cais do Douro

Guardo uma recordação inesquecível da minha estadia no Porto, durante a minha ultima viagem por Portugal. Acho que é um destino de sonho, principalmente desde que várias companhias aéreas low-cost, de baixo custo, fazem vôos directos de Paris para o Porto. Basta olhar para as pessoas a passear sossegadamente à beira rio, ao longo dos cais, para se gostar logo da cidade. Adorei passear ao pé dos “rabelos”, os barcos que transportavam antigamente as pipas do famoso vinho do Porto, e que hoje transportam turistas : um pequeno cruzeiro no Douro é uma experiência única.

Rua e Torre dos Clérigos

Rua e Torre dos Clérigos

O monumento mais conhecido da cidade é sem duvida a Torre dos Clérigos, muito querida dos portuenses. Estamos perante a torre da igreja do mesmo nome, construída no século XVIII, da mão do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, que tanto fez no Porto. Ele foi enterrado nesta mesma igreja, mas não se sabe precisamente onde ficou o seu túmulo.

Eléctrico passando frente à Torre dos Clerigos

Eléctrico passando frente à Torre dos Clerigos

Alta de 76 metros, é o edifício mais alto de Portugal. O projeto inicial de Nasoni previa uma segunda torre, que finalmente nunca foi construída. Pena. Podemos ver o elétrico passando em frente à torre, com aquele encanto do antigo, lento e barulhento como tudo: quando somos turistas, adoramos, mas imagino que quando têm que se tomar este meio de transporte todos os dias, deve ser muito chato quando temos que ir todos os dias trabalhar…

Câmara Municipal do Porto na avenida dos Aliados

Câmara Municipal do Porto na avenida dos Aliados

A Câmara Municipal do Porto também é muito conhecida : fica na ponta da grande Avenida dos Aliados, que é o lugar onde se encontram os portuenses quando fazem a festa, como durante as festas de São João, ou como acontece com as vitórias do Futebol Clube do Porto 😀 !

Rua com árvores do Porto

Rua com árvores do Porto

Parque no Porto

Parque no Porto

Pessoas que estão à jogar às cartas à beira rio.

Pessoas que estão à jogar às cartas à beira rio.

A alegria de viver no Porto é flagrante nestas fotos de fim de Verão. Uma temperatura ideal, sem nunca abafar, devido à proximidade do Oceano Atlântico, o sotaque do Norte, tão particular, tão cantante. Podemos comparar o Porto com outras grandes cidades europeias como Barcelona ou Marselha: todas têm uma cultura bem marcada, diferente da capital. As pessoas do Porto, eternos rivais de Lisboa, falam aqui com a virgula, o “carago” ou algo mais explicito, que servem para pontuar as frases… 😀

Centro histórico, património mundial da humanidade
Centro histórico, património mundial da humanidade

Tudo o que foi marcado no mapa a tracejado foi classificado património mundial da humanidade pela UNESCO. Toda a cidade é um monumento! Acho que isto diz tudo acerca da riqueza patrimonial da cidade.

Placa no chão para o Porto 2001

Placa no chão para o Porto 2001

Em 2001, a Cidade do Porto foi a capital europeia da cultura. Isto veio trazer à cidade muitas infraestruturas novas e muitas ruas antigas foram renovadas, como foi o caso da rua 31 de Janeiro, indicada na placa pousada no chão que vos mostro aqui em fotografia. A cidade antiga foi classificada pela UNESCO, e por isso têm que ser conservada tal como ela é: os trabalhos foram submetidos a normas muito estritas, tendo que responder a critérios rigorosos e precisos. Estas duas realidades fazem viver conjuntamente duas realidades, o antigo e o novo Porto. O edifício mais emblemático do Porto 2001 é sem duvida a Casa da Musica. O mais emblemático pela sua forma, a sua utilidade (uma formidável sala de espectáculo com uma acústica prodigiosa) e principalmente pela sua inauguração, em 2005.

Casa da Musica

Casa da Musica

Sim, leu bem: 2005. A Casa da Musica nunca chegou a ser utilizada durante o ano 2001, a construção tendo sido atrasada (mas mesmo muito). Não faz mal, mesmo que a sua forma exterior seja polémica (não gosto pessoalmente desta pedregulho no meio de uma cidade com um património histórico tão rico), a sua acústica é reconhecida como sendo excelente, talvez mesmo uma das melhores do mundo. Apesar de tudo, tornou-se rapidamente um símbolo da cidade, um sitio conhecido por todos, onde os portuenses gostam de vir passear.

Outra aspecto da Casa da Musica

Outra aspecto da Casa da Musica

Sentimos que a cidade quer evoluir, querendo ir rumo ao futuro, a cidade transformou-se num estaleiro perpetuo, os bairros degradados mudando de aspecto, agora ficando cada vez mais parecidos com bairros modernos. Acho que é só preciso ter um pouco de cuidado com os prédios impessoais, como pode ser o caso com os prédios da foto à seguir.

Construções e prédios

Construções e prédios

Os antigos prédios são de toda a beleza, com as suas cores vivas e os seus telhados que tocam quase nas janelas : não se pode encher demasiado a cidade com prédios que se pode ver um pouco por todo este mundo fora, mas guardar as especificidades locais. Só sendo nós próprios é que temos uma hipótese de sobressair. Acho que ninguém viria visitar o Porto se a cidade fosse igual às outras todas…

Prédios do Porto

Prédios do Porto

O que seria bom, seria de reabilitar os antigos prédios, para que se possa lá viver novamente, porque alguns fazem-me mesmo muito medi. Ainda bem que se vê a bandeira de Portugal nalgumas janelas, porque então… 😀

Vida do dia à dia

Vida do dia à dia

Como em todo o lado, muitos grafitis feios sujam os prédios da cidade. Peço-vos para olhar para o telhado do prédio à esquerda, aqui na foto de cima. Pode ver uma espécie de pequeno telhado de vidro, que se encontra em muitos prédios portuenses : é uma clarabóia, que traz luz natural dentro das escadas do prédio. Falamos em poupar energia, aqui está uma boa maneira de fazer.

Sanitários públicos do Porto

Sanitários públicos do Porto

A cidade têm muitas infraestruturas modernas. As casas de banho publicas são bonitas, não acham? Até acho a publicidade do mais belo efeito, é um belo modo de financiar este bem publico sem aumentar em demasia os impostos.

Metro do Porto, estação Trindade

Metro do Porto, estação Trindade

A estética é muito cuidada no que diz respeito às novas construções da cidade, aos pormenores do mobiliário urbano, enfim, este gosto tão português pelas coisas bonitas. A estação de metro Trindade é obra do arquiteto Souto Moura, que por exemplo também fez o fenomenal estádio Axa de Braga, considerado um dos mais belos estádios do mundo. Basta dizer que Souto Moura obteve em 2011 o prémio Pritzker, o galardão máximo internacional de arquitectura. Antes de ele, só outro português o tinha obtido, Siza Vieira. Gosto muito do desenho que se encontra na fachada da estação de metro, que representa precisamente a estação ela própria, quando ainda não passava de projeto.

Antiga cidade, património da UNESCO e igreja de Santo Ildefonso

Antiga cidade, património da UNESCO e igreja de Santo Ildefonso

A igreja de Santo Ildefonso que podemos ver no fim de uma das antigas ruas da cidade velha, é uma jóia, completamente coberta de magníficos azulejos, como o design deste nosso pequeno site 🙂 Só por isso, também ponho aqui uma foto desta rua de dia, gosto de ver as diferenças com a noite…

Igreja de Santo Ildefonso e os seus azulejos

Igreja de Santo Ildefonso e os seus azulejos

Há tanta coisa a dizer sobre o Porto… se tivesse que me dar ouvidos, este artigo seria um site inteiro! Mas voltaremos brevemente, até breve, na esperança de o ter feito descobrir um pouco mais esta bonita cidade que é o Porto, e, talvez, lhe ter dado a vontade de aqui passar um fim de semana ou até mesmo umas férias bem merecidas.

Tags:

Um comentário para “Cidade do Porto, um lugar ideal para uma estadia”

  1. maria de lourdes carvalho vasconcellos dit :

    Acho Portugal muito lindo, limpo e de pessoas muito educadas. sou filha de portugues e moro no Brasil.

Deixar um comentário