Consulado de Portugal em Paris, França

No outro dia, tive que fazer um passaporte novo. Tive que então ir ao Consulado Geral de Portugal em Paris. Esta entidade permite aos portugueses que moram em Paris de fazer praticamente tudo o que for relativo à administração nacional e relacionado com o Estado Português. Seja passaportes, bilhetes de identidade, pedidos de nacionalidades e por aí fora.

Situado idealmente, num bairro muito agradável de Paris (e muito caro…), perto do Parc Monceau, o consulado é fácil de acesso: a estação de metro Monceau é logo ali ao lado. Quando se saí, é logo a rua ao lado oposto da entrada principal do grande parque, no 6 rue Georges Berger.

Consulado de Portugal, rua Georges Berger em Paris

Consulado de Portugal, rua Georges Berger em Paris

Entrada do Consulado de Portugal em Paris

Entrada do Consulado de Portugal em Paris

Rua Georges Berger

Rua Georges Berger

Na entrada do consulado, um homem guia-nos segundo a formalidade : para um passaporte, tenho que tira uma senha para esperar, ir ao primeiro andar e ficar na sala de espera. Fiquei com o numero 44.

Sala de espera

Sala de espera

Se olhar para a televisão em cima à direita da foto, pode distinguir o numero 42; só duas pessoas estão à minha frente para fazer um passaporte novo. Pois é verdade que são 13 horas, e que só vejo duas outras pessoas na grande sala de espera. Porreiro, parece que a demora vai ser pouca. Para me distrair, pego num exemplar do jornal luso-francês “Lusojornal”, de distribuição gratuita.

Corredores do consulado

Corredores do consulado

Alguns escassos minutos mais tarde, o numero 44 aparece na televisão, ao pé das imagens da televisão portuguesa RTPi. Vou então ao escritório indicado no ecrã, e sou recebido como se tivesse marcado previamente. Sento-me e o funcionário pede-me os meus dados. Não preciso mais do que o meu BI para fazer um pedido de passaporte. Simples. A foto, as impressões digitais e a assinatura são feitos na máquina especial para tirar os dados biométricos. Estamos aqui a falar do novo passaporte electrónico.

Acho que a este nível, tudo está muito bem feito, fiz o meu pedido de passaporte sem problema. Um único senão, o seu preço: 70 euros. Acho que é caro, e se estiver um pouco com pressa e quiser receber o passaporte em dois dias (ele vêm de Lisboa), o preço sobe de 45 euros à mais, ou seja 115 euros.

Para outros papeis administrativos onde é preciso de foto de identidade, nada de preocupações: existe no interior do consulado máquinas para fazer fotos de identidade 🙂

Enfim, recebi rapidamente o meu passaporte novo, que é uma beleza. Depois do encerramento dos antigos consulados de Nogent sur Marne e de Versailles por restrição orçamental, podíamos temer uma baixa na qualidade do serviço. Mas se baixa houve, imagino que serviam-nos bolinhos enquanto que nos massajavam os pés durante uma espera muito curta antes? Um pequeno conselho: se quiser fazer como eu e vir durante a hora do almoço para fazer os papeis, evite de comer nas padarias dos arredores, as sandes são demasiadamente caras para aquilo que valem: nota-se que estamos num bairro burguês…

Consulado português em Paris

Consulado português em Paris

Consulado Geral de Portugal em Paris

6 rue Georges Berger 75017 Paris

Aberto nos dias úteis, das 8h às 19h.

Tags:

17 comentários para “Consulado de Portugal em Paris, França”

  1. antonio carvalho dit :

    pois eu queria fazer o meu passaporte
    queria saber quais sao os decomentos necèssarios
    obrigados

  2. Jennifer Foito dit :

    Ora muito boa tarde!!
    Chamo-me Jennifer Lucinda Corinne Foito, tenho 18 anos e estou residente a mais de 10 anos em Portugal, sem Bilhete de Identidade!!
    Já tentei resolver quando era menor, em Santarém, mas de Santarém , fui mandada para Lisboa e de Lisboa mandam me para o Consolato de Vila Nova da Barquinha!!
    Já ando nisto a 14 anos!!!
    Será que era possivel conseguir uma Certidão de Nascimento minha, legalizada e traduzida para Português???
    Espero pela vossa resposta.
    Atenciosamente Jennifer Foito

  3. tatiana costa dit :

    Muito bom dia…
    O meu assunto trata.se do B.I da minha filha. ela tem apenas 9 meses nasceu ca na frança mas eu queria lhe fazer o B.I portugues..mas nao sei como o fazer ainda nao me registei no comsulado e nao sei que necessito de documentos para tal…

    Agradeço imenso a atençao prestada e aguardo uma resposta..

  4. carlos borges dit :

    quero desta forma agradecer a todos os funcionarios do consulado portugues em frança,pelo excelente serviço prestado na minha pessoa no dia dia 3 de março……foram de uma disponibilidade e de uma amabilidade fora do normal…..gostaria de postar aqui o nome de todas as pessoas que intervieram na resoluçao do problema que tive….e de pensar que estiveram comigo ate bem depois do encerramento do serviço …..um bem haja a todos os funcionario dessa instituiço——abraços

  5. ferreira rodrigues dit :

    queria saber se nao é possivel de fazer o bilhete de identidade por enternet? porque o meu bilhete de identidade acaba o mes de maio….

  6. jose custodio da costa dit :

    bom dia eu jose custodio dacosta desejaba saver o que é preçiso para renovar o passaporte

  7. francisco oliveira dit :

    nasci em portugal ,neste momento tenho mresidencia na frança
    nao tenho bilhete de identidade portugues ,.mas sim frances
    tenho uma herança em portugal deixada pelos meus pais que quero vender . op que tenho que fazer
    obrigado

  8. Justina Figueiredo dit :

    Tenho um Amigo Portugues que queria registar a sua Filha no consulado Portugues A menina nasceu em Franca no havre , a Mae e francesa e o Pai Portugues , vivem juntos . Tem o acte de nascimento frances com o nome dos dois , e era para saber o que era necessario mais , e se e preciso estarem os dois para isso e se a menina tem que ir visto so ter um ano . Com os melhores comprimentos fico a espéra de uma resposta com urgencia , muito obrigado

    Justina Figueiredo

  9. raul cardoso dit :

    gostaria de tratar da minha reforma de portugal tulefonei anviaranme para oportal mas com 64 anos e quarta classe tenho mal com as novas técnolojias agradecia que alguen mais amavel me podeçe ajudar visto que nada posso fazer ao telefone fico muinto agradeçido

    Raul Marqus Cardoso

  10. Ricardo Carreira dit :

    Boa noite,
    Queria fazer o meu passaporte e queria saber quais sao os documentos necessarios para o fazer.
    Muito obrigado

  11. Antelmo Caldeiron dit :

    sou artista de circo estou a trabalhar em Franca,e o meu cartao de entidade termina este mez (Marco)nao tenho possiblidade de ir a Portrugal.posso renevalo no Consulado em Paris.
    cordiamente.
    Caldeiron

  12. jorge santos dit :

    keria desta forma deixar um desalentó e a profunda tristesa como me sinto.estou travalhar en parís a cerca de un mes e estes días tive doente e fui ao hospital k tive de esperar 3 horas e o cartao europeu k nao servia para nada,depois de ser atendido fui a farmacia e nao me deram os medicamentos por nao ter a carta vital e k o cartao europeu nao valia de nada.passando uns días veio uma carta para pagar 85 euros.agora diga me o k e k eu fasso fui mal atendido nao me deram os medicamentos tive a sufre ainda kerem k eu page.

  13. jorge santos dit :

    porfavor diga me alguma coisa.brigada

  14. maria goreti da silva moreira dit :

    boa tarde, gostaria de saber oque fazer sou Brasileira e estou casada com um Portugues ja faz 25 anos e ainda nao cosegui os documentos Portugues como devo proceder aguardo resposta

    obrigado

  15. Rodrigues Mélanie dit :

    Bom dia ,

    Queria saber uma coisa , tenho o BI português e pretendo fazer uma viagem para a Guadeloupe ( faz parte do territorio francês) e queria saber se posso ir para esse pais com o meu BI português sem problemas ?

  16. Nuno da silva dit :

    o consulado de Portugal em paris fecha para ferias ou esta sempre aberto mesmo no mes de Agosto?

  17. Natália Teles dit :

    Boa tarde, sou de Leiria(Amor)tenho um tio com 91 anos a viver em França já alguns anos,que à alguns anos se naturalizou francês com o nome Jaques Domingues.No final de Junho soube que tinha sido hospitalizado no hospital de Gien mas que entretanto já teve alta.Estou muito preocupada telefono para casa dele e para o telemóvel e ninguém atende,não sei mais nada dele.ele não tem nenhum familiar aí pedia a vossa ajuda uma vez que não sei a quem recorrer,se for preciso tenho a morada completa.ele tem casa em Suly-sur-Loire Muito obrigada pela atenção!

Deixar um comentário